Resumo

O projeto intitulado Consciência Corporal na Escola relata um processo de desenvolvimento da consciência corporal em aulas de educação física escolar de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental da Rede Pública do Município de Campinas. Apoiado na física moderna propõe uma mudança de paradigma, alertando para a necessidade da mudança do olhar direcionado ao aluno para que ocorra também uma alteração na atuação do professor. Tem como objetivo viabilizar uma educação física que busca ver o ser humano, e não apenas sua dimensão física, e para privilegiar essa corporeidade nas aulas, sugere a utilização de procedimentos provenientes de práticas de consciência corporal. A revisão bibliográfica somada a experiência da pesquisadora nesta área do conhecimento, deram suporte a pesquisa qualitativa de campo, caracterizada por uma observação participante, que se utilizou das anotações das observações em diário de campo, e das redações, desenhos e pinturas elaborados pelos alunos, associados aos depoimentos dos participantes sobre os temas desenvolvidos, para a interpretação do fenômeno. A observação inicial demonstrou a identificação das aulas de educação física apenas como um espaço/tempo para jogar futebol, revelando falta de interesse e pouca participação dos alunos no trabalho proposto, associados à dificuldade na prática do autotoque e no toque em relação aos colegas. No decorrer do processo os alunos demonstraram maior disponibilidade através de maior participação, interesse e envolvimento com a prática, permitindo-se tocar e serem tocados, apontando indícios do despertar da consciência, através do desenvolvimento do autoconhecimento e do aumento da capacidade de autobservação e de reflexão. Este projeto contou com o auxílio do Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq 

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