Constituição da educação física na educação infantil do município do rio grande (rs): perspectivas para uma sociologia da infância
Por Camila Borges Ribeiro (Autor), Josiane Vian Domingues (Autor), Ângela Adriane Schimdt Bersch (Autor).
Resumo
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a constituição do lugar da Educação Física na Educação Infantil no município do Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, fez-se uso de trabalhos acadêmicos, editais dos concursos públicos municipais e documentos legais. Constatamos que a inserção do/a professor/a de Educação Física nessa etapa de ensino no município é recente, pois a primeira nomeação em cargo efetivo se deu em 2015 contabilizando atualmente 16 docentes efetivos/as. Tal fato não atende a todas as escolas municipais, mas integra um movimento estimulado pelos projetos de lei que trataram dessa questão. Esse cenário também reflete a escassa literatura produzida sobre a Educação Física na Educação Infantil local. Dessa forma, concluímos que ao direcionarmos nosso olhar para a história (re)conhecendo-a, podemos identificar suas potencialidades e fragilidades para pensar estratégias a fim de qualificar a ação docente. Assim como registrá-la nos permite formar arcabouço teórico que incitem futuras reflexões e ações nesse campo.