Resumo

Introdução - A escola é o primeiro lugar de contato de muitas crianças com um programa esportivo estruturado, desenvolvido por profissionais com papel fundamental na formação das primeiras experiências (Coté et al, 2009). Entretanto, é desafiador realizar um projeto em que os alunos reconheçam o potencial do esporte no desenvolvimento de valores sociais (Camiré; Trudel, 2010). Objetivo - Apresentar uma proposta de ações intencionais, desenvolvendo, explicitamente, habilidades para a vida nas equipes esportivas. Desenvolvimento: Com base na matriz curricular espiral das habilidades para a vida, definida como norteadora das atividades escolares, foram realizadas reuniões de planejamento, com a presença dos 15 treinadores, visando à criação de ações intencionais que atingissem cerca de 320 atletas, apoiando-se em três pilares. 1° Treino intencional - O treinador, após a execução da atividade, mediará uma contextualização, estimulando o protagonismo e a análise, clarificando: objetivo e conceito da habilidade trabalhada e percepção da sua importância no esporte e na vida. Os atletas deverão transferir o aprendizado do treinamento para contextos não esportivos. 2° Ampliar o treino - O treinador deverá utilizar outros recursos didático-pedagógicos para aprimorar o ensino-aprendizagemtreinamento, como dinâmicas e palestras. 3° Competição intencional - Durante os jogos, o treinador manterá o foco nas habilidades para a vida, inserindo-as na preparação, criando metas para antes, durante e depois dos jogos. Sugestões: Dar continuidade na intencionalidade das ações como fator essencial para o treinador utilizar as oportunidades de intervenção educativa nos treinamentos e jogos, valorizando explicitamente o esporte como meio de formação do cidadão.

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