Construção Histórico-metodológica da Disciplina de Recreação-ufpe: Dialogando com a Pesquisa-ensino-extensão em Práxis de Lazer
Por Danilo Santos (Autor), David Arcoverde (Autor), Hedgard Silva (Autor), Karine Alexandrino (Autor), Maria Alice de Araújo (Autor), Milena Oliveira (Autor), Poliana Oliveira (Autor), Roberta Melo (Autor), Sávio Vasconcelos (Autor), Suzana Silva (Autor), Vandepaula de Melo (Autor), Wéllita Barbosa (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF
Resumo
A cidade cresce. Os terrenos baldios vão ficando cada vez mais escassos, o perímetro urbano vai-se limitando à construção de edifícios, arranha-céus, o trânsito começa a congestionar-se... criam-se problemas... Cotidiano real que impõe (re)significar a vida. A formação em Educação Física, como processo que transcende a mera repetição de práticas fragmentadas e construída ancorada na interdisciplinaridade, é um dos possíveis canais de contribuições, quando visa estimular o ensino baseado em pesquisa e consolidado através da extensão. Neste contexto, a práxis no lazer, magia mobilizadora e propulsora de penetração na vida cotidiana têm uma das principais marcas desenhadas na historicidade humana e apontam pistas, estabelecendo diálogos num prisma de abordagens com múltiplos olhares, na indicação de pressupostos crítico-superadores. Partindo desse pressuposto, alunos e alunas da Recreação- UFPE-2004.1 sistematizaram este trabalho como resultante do processo de inter-relação ensino, pesquisa, extensão, vivido pelo conjunto de alunos, alunas e professora da Disciplina de Recreação 1 do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco. O processo, ainda, em andamento, visa a melhoria da qualidade do ensino na formação do profissional da área e partiu da seguinte problemática: historicamente, a recreação/lazer vem se configurando num campo e domínio de sistematização e socialização do conhecimento voltado aos interesses da cidadania e da emancipação humana e social, nestas perspectivas qual a função da Disciplina de Recreação no interior do Curso Superior, responsável pela Formação do Profissional em Educação Física? Diante desse objetivo, temos como objetivo expor e submeter à crítica as experiências construídas e vivenciadas, apoiando-se em bases científico-metodológicas para (re)leitura (re)valorização do cotidiano com base nos estudos do lazer que qualificam a práxis social. Ao socializar o conhecimento produzido e sistematizado em experiências acadêmicas, na sala de aula e para além desta, foi possível analisar possibilidades e limites que a disciplina provocou na formação, para subsidiar a teoria proposta e o (re)significar da práxis no lazer, como possibilidade de (re)encantar a educação para a vida dotada de caráter lúdico e rico, experimentadas em espaços variados, que se torna mais prazerosa e rica em informações.