Resumo

O estudo teve como objetivo analisar, dos pontos de vista plástico, icônico e linguístico, duas imagens do atleta Thiago Braz na Capa do jornal da Folha de São Paulo e no Caderno Esporte e Cotidiano, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, através da análise de imagem. Percebeu-se, por meio da busca por consolidar o triunfo do atleta, diante de diversas adversidades ocorridas antes e no dia da vitória, e do seu recorde olímpico, a criação da narrativa clássica em torno da figura do herói.

REFERÊNCIAS

AMARO, F.; HELAL, R. Heroísmo e olimpismo: a narrativa da Folha de São Paulo sobre os atletas brasileiros medalhistas nas Olimpíadas de Londres (2012). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 36., 2013, Manaus. Anais [...]. Manaus: Intercom, 2013.

BEAUCHAMP, M.; JACKSON, B.; LAVALLE, D. Personality processes and intragroup dynamics in sport teams. In: BEAUCHAMP, M.; EYS, M. (Orgs.). Group Dynamics in Exercise and Sport Psychology. Oxon: Routledge, 2007. p. 25-42.

CAMPBELL, J. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 1995.

CAMPOS, A. G. O herói olímpico entre a tradição e a cultura pop: reflexões iniciais sobre estudo de caso da cobertura Pré-Rio 2016 do Jornal Gratuito Metro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2016.

CAUDURO, M. T. (Org.). Investigação em educação física e esportes: um olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo: Feevale, 2004.

CAVALCANTI, E. A; CAPRARO, A. M. Heroísmo, mídia e o Sport Club Corinthians Paulista: um estudo de caso acerca da final da Libertadores 2012 na Folha de S. Paulo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 27, n. 4, p. 613-22, out./dez. 2013.

FOLHA DE S. PAULO. Imagem do jornal da Folha de São Paulo, edição 31.912, ano 96, São Paulo, ago. 2016. Disponível em: http://acervo.folha.com.br/fsp. Acesso em: 10 dez. 2018.

FRANDSEN, K. Sport and mediatization. London: Routledge, 2019.

GRIX, J.; CARMICHAEL, F. Why do governments invest in elite sport? A polemic. International Journal of Sport Policy and Politics, Londres, v. 4, p.73-90, 2012.

HELAL, R.; MARQUES, R. G.; CABO, A. Idolatria nos Jogos Pan-Americanos de 2007: uma análise do jornalismo esportivo. Revista Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 13, p. 33-43, 2009.

JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Campinas, SP: Papirus, 1996.

KORSTANJE, M. El discurso del triunfador en el arquetipo del héroe deportivo (grandeza y miseria de una nación). Estudios sobre el Mensaje Periodístico, Madrid, n.15, p.277-294, 2009.

MACHADO, R. P. T; RUBIO, K. O atleta como maior legado olímpico. In: RUBIO, K. (Org.). Megaeventos esportivos, legado e responsabilidade social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 161-170.

MARÍN, J. Ex-deportistas y publicidad. Análisis del caso español. Questiones Publicitarias. Revista Científica Internacional de Comunicación y Publicidad, Barcelona, v.1, n.20, p.45-57, 2015.

MARÍN, J. Valores mediáticos del deportista profesional en la publicidad. Análisis comparativo entre Rafa Nadal y Gemma Mengual. Comunicación. Revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Estudios Culturales, Sevilla, v.1, n.8, p.26-40, 2010.

MARÍN, J.; BIANCHI, P. Rafaela Silva e Carolina Marín. Representação midiática de heroínas olímpicas nos Jogos Rio 2016. ANIMUS, Revista Interamericana de Comunicação Midiática, Santa Maria, v.18, n.37, p.84-103, 2019.

MARTÍNEZ, J. M. El ámbito del deporte-espectáculo: cavilaciones en torno a sus implicaciones y características. Revista Ímpetus, Villavicencio, v.18, n.1, p.15-24, 2014.

MARTÍNEZ, M.A. Mito y deporte: la reinvención del héroe. In: MARÍN, J. (Org.). Deporte, comunicación y cultura. Zamora: Comunicación Social, 2012. p.152-168.

MATA, D. Un estudio antropológico del ídolo deportivo. Apunts. Educación Física y Deportes, Barcelona, v.2, n.60, p.78-94, 2000.

RAMOS ACOSTA, J.J. Presión y tensión en el ámbito del deporte. Revista Digital Actividad Física y Deporte, Bogotá, v.2, n.1, p.136-146, 2016.

ROVIDA, M. F. Entrevista “Patrícia Rangel” jornalismo esportivo: os limites entre a informação e o espetáculo na cobertura dos Jogos Olímpicos no Brasil. Revista Alterjor, São Paulo, n. 07, v. 02, jul./dez. 2016.

RUBIO, K. O atleta e o mito do herói. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. RUBIO, K. Structural challenges in Brazilian sports: how to empower athletes? In: Special feature: the Olympics and Paralympics in Brazil: Who Takes the Prize? Bulletin Journal of Sport Science and Physical Education, n. 70, 2016.

SABATER, F. La tarea del héroe. Barcelona: Ariel, 2009.

SOUZA, F. M. et al. A pré-cobertura da Folha de São Paulo dos Jogos Olímpicos/Rio 2016 - apontamentos iniciais. In: CONGRESSO SUL-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 9., 2018, Lajeado. Anais [...]. Porto Alegre: CBCE, 2018. p. 1-10.

VANČÁKOVÁ, J. Fortalezas del carácter y su influencia en la resiliencia y la satisfacción de deportistas apasionados. 2018. Tese (Doctorado en Psicología). Universidad Autónoma de Barcelona, Barcelona, 2018.

WHANNEL, G. Fields in vision. Television sport and cultural transformation. London: Routledge, 1995.

WHANNEL, G. Media Sports Stars. Masculinities and moralities. London: Routledge, 2002.

WORLD ATHLETICS. International Amateur Athletic Federation. Athlete Profile Thiago Braz, 2019. Disponível em: https://www.worldathletics.org/athletes/brazil/thiago-braz-255188. Acesso em: 27 nov. 2019.

Acessar