Construção Midiática do Herói: a Representação de Thiago Braz na Folha de São Paulo, nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Por Gustavo Roese Sanfelice (Autor), Joaquin Marin Montin (Autor), Janaina Andretta Dieder (Autor), Mauricio Barth (Autor), Francieli Machado de Souza (Autor), Caroline Von Mühlen (Autor), Dienifer Letícia de Freitas Rodrigues (Autor).
Em Novos Olhares Sociais v. 3, n 1, 2020. Da página 218 a 234
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar, dos pontos de vista plástico, icônico e linguístico, duas imagens do atleta Thiago Braz na Capa do jornal da Folha de São Paulo e no Caderno Esporte e Cotidiano, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, através da análise de imagem. Percebeu-se, por meio da busca por consolidar o triunfo do atleta, diante de diversas adversidades ocorridas antes e no dia da vitória, e do seu recorde olímpico, a criação da narrativa clássica em torno da figura do herói.
REFERÊNCIAS
AMARO, F.; HELAL, R. Heroísmo e olimpismo: a narrativa da Folha de São Paulo sobre os atletas brasileiros medalhistas nas Olimpíadas de Londres (2012). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 36., 2013, Manaus. Anais [...]. Manaus: Intercom, 2013.
BEAUCHAMP, M.; JACKSON, B.; LAVALLE, D. Personality processes and intragroup dynamics in sport teams. In: BEAUCHAMP, M.; EYS, M. (Orgs.). Group Dynamics in Exercise and Sport Psychology. Oxon: Routledge, 2007. p. 25-42.
CAMPBELL, J. O herói de mil faces. São Paulo: Cultrix, 1995.
CAMPOS, A. G. O herói olímpico entre a tradição e a cultura pop: reflexões iniciais sobre estudo de caso da cobertura Pré-Rio 2016 do Jornal Gratuito Metro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2016.
CAUDURO, M. T. (Org.). Investigação em educação física e esportes: um olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo: Feevale, 2004.
CAVALCANTI, E. A; CAPRARO, A. M. Heroísmo, mídia e o Sport Club Corinthians Paulista: um estudo de caso acerca da final da Libertadores 2012 na Folha de S. Paulo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 27, n. 4, p. 613-22, out./dez. 2013.
FOLHA DE S. PAULO. Imagem do jornal da Folha de São Paulo, edição 31.912, ano 96, São Paulo, ago. 2016. Disponível em: http://acervo.folha.com.br/fsp. Acesso em: 10 dez. 2018.
FRANDSEN, K. Sport and mediatization. London: Routledge, 2019.
GRIX, J.; CARMICHAEL, F. Why do governments invest in elite sport? A polemic. International Journal of Sport Policy and Politics, Londres, v. 4, p.73-90, 2012.
HELAL, R.; MARQUES, R. G.; CABO, A. Idolatria nos Jogos Pan-Americanos de 2007: uma análise do jornalismo esportivo. Revista Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 13, p. 33-43, 2009.
JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Campinas, SP: Papirus, 1996.
KORSTANJE, M. El discurso del triunfador en el arquetipo del héroe deportivo (grandeza y miseria de una nación). Estudios sobre el Mensaje Periodístico, Madrid, n.15, p.277-294, 2009.
MACHADO, R. P. T; RUBIO, K. O atleta como maior legado olímpico. In: RUBIO, K. (Org.). Megaeventos esportivos, legado e responsabilidade social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 161-170.
MARÍN, J. Ex-deportistas y publicidad. Análisis del caso español. Questiones Publicitarias. Revista Científica Internacional de Comunicación y Publicidad, Barcelona, v.1, n.20, p.45-57, 2015.
MARÍN, J. Valores mediáticos del deportista profesional en la publicidad. Análisis comparativo entre Rafa Nadal y Gemma Mengual. Comunicación. Revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Estudios Culturales, Sevilla, v.1, n.8, p.26-40, 2010.
MARÍN, J.; BIANCHI, P. Rafaela Silva e Carolina Marín. Representação midiática de heroínas olímpicas nos Jogos Rio 2016. ANIMUS, Revista Interamericana de Comunicação Midiática, Santa Maria, v.18, n.37, p.84-103, 2019.
MARTÍNEZ, J. M. El ámbito del deporte-espectáculo: cavilaciones en torno a sus implicaciones y características. Revista Ímpetus, Villavicencio, v.18, n.1, p.15-24, 2014.
MARTÍNEZ, M.A. Mito y deporte: la reinvención del héroe. In: MARÍN, J. (Org.). Deporte, comunicación y cultura. Zamora: Comunicación Social, 2012. p.152-168.
MATA, D. Un estudio antropológico del ídolo deportivo. Apunts. Educación Física y Deportes, Barcelona, v.2, n.60, p.78-94, 2000.
RAMOS ACOSTA, J.J. Presión y tensión en el ámbito del deporte. Revista Digital Actividad Física y Deporte, Bogotá, v.2, n.1, p.136-146, 2016.
ROVIDA, M. F. Entrevista “Patrícia Rangel” jornalismo esportivo: os limites entre a informação e o espetáculo na cobertura dos Jogos Olímpicos no Brasil. Revista Alterjor, São Paulo, n. 07, v. 02, jul./dez. 2016.
RUBIO, K. O atleta e o mito do herói. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. RUBIO, K. Structural challenges in Brazilian sports: how to empower athletes? In: Special feature: the Olympics and Paralympics in Brazil: Who Takes the Prize? Bulletin Journal of Sport Science and Physical Education, n. 70, 2016.
SABATER, F. La tarea del héroe. Barcelona: Ariel, 2009.
SOUZA, F. M. et al. A pré-cobertura da Folha de São Paulo dos Jogos Olímpicos/Rio 2016 - apontamentos iniciais. In: CONGRESSO SUL-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 9., 2018, Lajeado. Anais [...]. Porto Alegre: CBCE, 2018. p. 1-10.
VANČÁKOVÁ, J. Fortalezas del carácter y su influencia en la resiliencia y la satisfacción de deportistas apasionados. 2018. Tese (Doctorado en Psicología). Universidad Autónoma de Barcelona, Barcelona, 2018.
WHANNEL, G. Fields in vision. Television sport and cultural transformation. London: Routledge, 1995.
WHANNEL, G. Media Sports Stars. Masculinities and moralities. London: Routledge, 2002.
WORLD ATHLETICS. International Amateur Athletic Federation. Athlete Profile Thiago Braz, 2019. Disponível em: https://www.worldathletics.org/athletes/brazil/thiago-braz-255188. Acesso em: 27 nov. 2019.