Construção de Sequencias Pedagógicas no Contexto do Pibid/educação Física/ufu
Por Sara da Silva Caixeta (Autor), Carla Borges Feldner (Autor), Heloina Avelar de Araújo (Autor), Luciele Rodrigues David (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
A experiência de ensino aprendizagem a ser apresentada foi realizada em uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Uberlândia/MG e descreve o processo de sistematização de uma sequencia de aulas de educação física escolar, organizadas didaticamente para tratar de conhecimentos sobre a modalidade esportiva atletismo, a serem ensinados a alunos do 2º ano do ensino fundamental. Os sujeitos envolvidos no planejamento desse processo são licenciandos bolsistas, professora supervisora bolsista e coordenadora do subprojeto Educação Física, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na tentativa de contribuir para a construção de uma compreensão ampliada, de futuros professores de Educação Física, sobre o processo de intervenção no espaço escolar para além de uma visão instrumental, que pensa e organiza o processo de ensino pela via exclusiva do conhecimento técnico, nos propomos a refletir sobre o planejamento de ensino, a partir de um referencial ancorado em teorias criticas da educação e da educação física, por entender que estas, tem nos conduzido a uma interpretação e explicação mais aproximada da realidade. Nesse sentido, um modelo de planejamento produzido no contexto da formação continuada na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, denominado pelo coletivo de professores, de Estratégias de ensino 6 tem se constituído em alternativa para pensar o processo de ensino distanciado da lógica fragmentada do modelo tradicional de planejamento.