Construindo Brincadeiras e Conhecimentos: Relatos de Uma Experiência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Por Raquel Stoilov Pereira (Autor), Evando Carlos Moreira (Autor).
Em Conexões v. 9, n 2, 2011. Da página 157 a 177
Resumo
O presente estudo tem como objetivo relatar uma experiência de aulas de Educação Física que transcendem o simples “fazer” e “reproduzir”, traduzindo-se em apropriação de novos conhecimentos e significados para as crianças, visto a responsabilidade a elas atribuídas para a elaboração das atividades que foram propostas e vivenciadas em aula. Pesquisa-ação de abordagem qualitativa que ocorreu em dois bimestres numa escola pública estadual de Santo André, SP, com a participação de 350 alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental. Após o processo de construção e vivência de novas brincadeiras, os alunos compreenderam as aulas de Educação Física como um espaço de construção de conhecimentos, de forma alegre e prazerosa.