Conteúdos da Educação Física: Entre o Saber Instituído e o Idealizadopor Alunos e Professores de Educação Física
Por Larissa Beraldo Kawashima (Autor), Cleomar Ferreira Gomes (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar como os professores de Educação Física sistematizam os conteúdos para 1º e 2º ciclos do ensino fundamental e apontar os conteúdos da Educação Física na visão de alunos destes professores. A pesquisa é de natureza qualitativa-interpretativa e conta com a participação de 11 professores de Educação Física de 6 escolas da rede municipal de Cuiabá-MT e 24 alunos de 4º anos do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e sua análise procedeu de forma interpretativa a fim de construir-se um conjunto de categorias descritivas. Verificou-se que os professores de Educação Física planejam conteúdos diferentes para 1º e 2º ciclos, havendo entraves como a ideia de “Educação Física como auxiliar das demais disciplinas”, no qual se baseiam nos conteúdos oferecidos pelo professor regente para selecionar e oferecer atividades nas aulas de Educação Física, o que remete a perda de especificidade da área. Os alunos, ao verbalizarem sobre o que aprendem e o que gostariam de aprender nas aulas de Educação Física, é possível compreender o que seus respectivos professores oferecem durante as aulas enquanto conteúdos, bem como identificar quais conteúdos estão sendo deixados de lado pelos mesmos.