Resumo

Os Cursos de Educação Física por Correspondência (CEFC) foram instituídos no final da década de 1950 por um órgão subordinado ao Ministério da Educação: a Divisão de Educação Física (DEF) e circularam até o final da década de 1960. A Divisão com o intuito de ampliar e qualificar a formação do professorado da área organizou esses Cursos. Os CEFC surgem como uma alternativa de levar o conhecimento sistematizado da área aos lugares mais distantes do país. Outra justificativa era o auxílio na preparação dos professores que iriam se submeter aos exames de suficiência, - exigidos à época para ingresso como docentes nos sistemas de ensino – e como atualização para os professores que já atuavam na área. Tais Cursos eram estruturados como uma coletânea de livros, também chamados de livretos e manuais, e todos eles eram mimeografados à tinta e com a apresentação de muitas imagens, desenhos e tabelas. Esta comunicação propõe apreender os conteúdos e saberes presentes nos Cursos a partir dos mais de quarenta manuais analisados. Deste modo, identificamos que os CEFC discorriam sobre diversos conteúdos e saberes, com muita ênfase nas modalidades esportivas e métodos ginásticos. Dentro desse leque de saberes, outros temas como anatomia, nutrição, higiene, história, ética desportiva e psicologia foram apresentados nos Cursos. Os conteúdos esportivos contemplavam desportos coletivos, individuais, aquáticos e de lutas, com a apresentação de um caderno próprio para cada modalidade. Podemos mencionar também a organização de manuais sobre as regras de diversas modalidades esportivas e os saberes necessários à gestão de competições. Nos CEFC identificamos, também, uma pluralidade de métodos, como o Método Francês, o Método Sueco, a Educação Física Desportiva Generalizada, a Ginástica Natural Austríaca, a Calistenia, a Ginástica Básica Dinamarquesa e o Método Alemão. Sobre esses métodos vale ressaltar que o Método Francês, a Educação Física Desportiva Generalizada e o Método Sueco ganharam cada um o seu manual próprio. Os métodos ginásticos que não receberam um caderno exclusivo, foram inseridos nos cursos denominados Pedagogia. Percebemos que os manuais acerca dos métodos se tornaram ambíguos pois, em alguns momentos apareceram como uma maneira de ensinar, como uma proposta didática, pedagógica e, em outros momentos, eles foram apresentados como conteúdos ginásticos próprios a ser ensinados nas aulas de educação física. Os Cursos de Pedagogia, Educação Física, Metodologia e os manuais específicos sobre métodos ginásticos pretendiam auxiliar no processo de elaboração e organização das aulas de Educação Física. Através deles, os professores teriam em mãos um guia de ensino, um “como fazer” para ministrarem os diversos temas. Assim, identificamos uma diversidade de conteúdos e saberes para a formação e atualização dos professores a partir dos Cursos de Educação Física por Correspondência, com um destaque para os conteúdos esportivos e os métodos ginásticos.