Contrastando epistemologias aplicadas aos discursos sobre tática no futebol
Por Pedro Silveira Bueno Galante (Autor), Lucas Leonardo (Autor), Alcides José Scaglia (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
A partir de uma visão sistêmica, surgem novos discursos nas discussões sobre tática no futebol. A tática é tida como um elemento integrativo e organizador do processo de ensino-aprendizagem. Assim, há maior interesse pela “representação do conteúdo do jogo” que se traduz na criação de conceitos táticos. A partir disso, surgem novos conceitos como modelo de jogo e princípios táticos. Objetivo: Mapear esses conceitos a partir do Glossário do Futebol Brasileiro (GFB) e de entrevistas com treinadores para investigar sua sustentação epistemológica e impacto nos discursos. Metodologia: Realizamos uma pesquisa documental com o GFB e entrevistas semiestruturadas com o autor do GFB e três treinadores de elite. Todos os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo por Redução de Dados. Também usamos a triangulação de fontes para comparar os dados obtidos. Resultados: Análise do GFB: permitiu a delimitação dos principais conceitos (Tática e estratégia; Cultura, ideia e modelo de jogo; e Princípios táticos), mas resultou inconclusivo quanto à sustentação epistemológica, em função da multiplicidade de interpretações características do gênero glossário. Entrevista com o autor do GFB: elucidou pontos relevantes, esclarecendo a multiplicidade de interpretações dos conceitos a partir de contextualização histórico-cultural de sua produção e suas fontes. Marcou de maneira enfática a sustentação construtivista dos discursos, mostrando a variabilidade a partir da relação dos conceitos com os indivíduos e a cultura. Assim, o discurso se afasta do estruturalismo pela abertura e dependência da ação do sujeito. Ao mesmo tempo, aparece uma dificuldade de associação ao paradigma da complexidade, especialmente a partir da adoção de um certo idealismo relacionado aos conceitos (modelo de jogo e princípios táticos são elaborações teórico- abstratas), que se contrapõe ao componente fundamentalmente emergente (surgimento nas interações prática- concretas) da complexidade. Entrevista com treinadores: Apresentou diferentes discursos sobre tática que mostraram a riqueza e diversidade de apropriação e ressignificação de conceitos. Os treinadores B e C mostraram uma ruptura apontando críticas aos conceitos estabelecidos a partir de um novo conceito: a ideia de vantagem. De origem catalã, a caracterização epistemológica desse novo conceito ainda é dúbia. A treinadora A, por sua vez, reproduziu a sustentação construtivista que encontramos na literatura, expressando a influência de sua trajetória e formação. Conclusão: Concluímos que os discursos sobre tática possuem majoritariamente uma sustentação construtivista. Eles se afastam da rigidez estruturalista, mas ainda com dificuldade de se associar ao paradigma complexo, especialmente ao seu componente emergente. Por fim, chamamos atenção para a necessidade de mais e melhores estudos acerca da ideia de vantagem.