Contribuição de um curso de graduação em educação física nas crenças de autoeficácia docente
Por Filipy Kuhn (Autor), Alexandre Andrade (Autor), Viviane Preichardt Duek (Autor), Ana Flávia Backes (Autor), Matheus da Lapa Costa (Autor), Valmor Ramos (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição de um programa de Educação Física na construção de crenças na autoeficácia docente, levando em consideração as dimensões docentes de instrução, organização e ambiente social. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevista semiestruturada com 11 estudantes universitários do último ano do curso de Educação Física de uma Universidade pública de Santa Catarina, Brasil. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que o estágio obrigatório foi o principal contexto de aprendizagem, e as principais fontes de aprendizagem foram experiências docentes diretas e feedbacks durante o estágio, seguidos de observações docentes dentro das aulas exigidas para a graduação. Portanto, concluímos que os universitários atribuíram a autoeficácia docente às experiências de ensino e aprendizagem no estágio obrigatório e às observações realizadas durante as aulas regulares.