Resumo
O esporte é um dos mais importantes e complexos fenômenos internacionais dos últimos séculos. A associação do sucesso esportivo de uma nação ao seu sistema político/financeiro/ideológico resultou em manifestos internacionais para uma ressignificação da prática esportiva. Surgem, neste contexto, as chamadas dimensões do esporte em que este fenômeno passa a ser compreendido como rendimento, lazer e educação. Por esporte educacional (EE) compreende-se aquele voltado para a formação integral dos alunos, para o exercício da cidadania. Desde o surgimento deste conceito houve pouco avanço no desenvolvimento de metodologias eficazes que possibilitem a universalização do direito à prática esportiva. Há diversos desafios que se interpõem ao desenvolvimento do EE, no entanto, a hipótese levantada nesta pesquisa é de que as inúmeras contribuições oferecidas à educação pela Análise Experimental do Comportamento (AEC) podem contribuir para a superação destes desafios e a construção de pressupostos metodológicos que orientem a formação e atuação de professores na dimensão educacional do esporte. O objetivos deste estudo foram:1. Identificar se/como tem ocorrido a intersecção dos temas Psicologia do esporte (PE), EE e AEC; 2. Identificar/apresentar as contribuições da AEC para a constituição de orientações pedagógicas que sirvam como referencial para instituições e profissionais do esporte e da educação que pretendam atuar na dimensão educacional do esporte. Foram analisados 2266 artigos e resumos publicados, entre os anos 2000 e 2010, em periódicos de Educação Física, PE e AEC. Os resultados demonstraram que menos de 5% desta produção diz respeito à PE e menos de 0,5% ao EE. Nenhuma publicação promoveu discussões conjuntas referentes às contribuições da AEC à PE e EE. O livro Tecnologia de Ensino, de BF SKINNER (1968/1972), serviu de referencial teórico básico para a proposição de metodologias que possibilitem a aplicação dos conhecimentos produzidos em AEC, no âmbito da educação, para a superação dos desafios que se interpõem ao desenvolvimento do EE. A constituição do que se pretende chamar de Psicologia do Esporte Educacional advinda da Análise Experimental do Comportamento é uma história que ainda não foi, mas deve ser escrita