Resumo


Este estudo investigou possíveis diferenças nos movimentos fundamentais entre pré-escolares que participam regularmente da prática de esportes e pré-escolares que participam apenas de Educação Física escolar, incluindo comparação entre as idades. Doze crianças que tiveram semanalmente duas aulas de EF formaram o grupo Educação Física (GEF) e outras doze que tiveram semanalmente duas aulas de EF e duas aulas de GA formaram o grupo GA. Para a avaliação dos padrões fundamentais de movimento, foi utilizado o Modelo de Avaliação Instrumental dos Movimentos Fundamentais. Os dados foram avaliados por componente conforme a lista de checagem, no qual cada padrão de movimento pode ser classificado em padrão inicial, elementar ou maduro. Os dados foram analisados em relação à distribuição (porcentagem) em cada nível de desenvolvimento. Os resultados indicaram que as crianças do GA apresentaram melhores resultados em relação ao GEF, exceto nos movimentos manipulativos. Desta forma, concluímos que as aulas de GA aliadas as de EF escolar contribuíram para um melhor desenvolvimento motor em relação às crianças que faziam apenas Educação Física escolar. Palavras chave: Habilidades Fundamentais; Ginástica Artística; Educação Física escolar. ABSTRACT This study investigated possible differences in the level of development of fundamental motor skills among preschool aged 4 and 7 years who regularly participate in sports (Artistic Gymnastics and Physical Education) and preschool children of the same age who participate only of Physical Education (PE) school, including comparison between ages. Twelve children who had two weekly PE classes formed the Physics Education Group (GEF) and twelve other children who had two weekly PE classes and two classes GA formed the group GA. For the evaluation of fundamental movement patterns, we used the model Instrumental Assessment of Fundamental Movements. Data were evaluated by component as a checklist in which each movement pattern can be classified into initial, elementary or mature pattern. The data were analyzed for distribution (percentage) at each level of development. The results showed that children of GA showed better results compared to the GEF, except the fundamental skills of manipulation. Thus, we conclude that the lessons GA contributed to a better motor skills development locomotion and stabilization. Key words: Fundamental skills; Artistic Gymnastics; Physical Education. RESUMEN Este estúdio investigo las posibles diferencias en los movimientos fundamentales entre los niños en edad preescolar que participan regularmente en la práctica de los deportes y en edad preescolar que participan sólo de laEducación Física, incluyendo La comparación de las edades. Doce niños que tenían dos clases de educación física semanales formaron el grupo de Educación Física (EF) y otros doce que tenían dos clases de educación física semanales y dos clases de gimnasia artística, el grupo (GA). Para la evaluación de los padrones fundamentales de movimiento, se utilizo el modelo de Evaluación Instrumental de Movimientos Fundamentales. Los datos fueron evaluados por componente como una lista en la que cada padrón de movimiento se puede clasificar en padrón inicial, primaria o madura. Se analizaron los datos para La distribución (porcentaje) en cada nivel de desarrollo. Los resultados indicaron que los niños de GA mostraron mejores resultados em relación AL grupo EF, excepto em los movimientos de manipulación. Por lo tanto, se concluye que las clases GA aliados de las clases de EF contribuyeron a um mejor desarrollo motor en relación con los niños que eran simplemente Del grupo de Educación Física. Palabra Clave: Habilidades fundamentales; Gimnasia artística; Educación Física.

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