Contribuições da Praxiologia Motriz para a formação de professores de Educação Física
Por Lílian Aparecida Ferreira (Autor), Glauco Nunes Souto Ramos (Autor), Flavio Henrique Lara da Silveira Zaghi (Autor), Rodrigo Gonçalves Vieira Marques (Autor).
Resumo
Em defesa de uma perspectiva de formação continuada de professores como um processo permanente, que se desenvolve ao longo do tempo e que nasce do interesse desse grupo de profissionais, foram realizadas duas iniciativas formativas sobre Praxiologia Motriz. Deste modo, o objetivo do presente artigo é apresentar e refletir sobre o desenvolvimento e as interações entre os docentes nesses dois cenários de formação. Participaram do estudo 20 professores de Educação Física, sendo 12 da iniciativa formativa 1 e oito da iniciativa formativa 2. As técnicas de coleta de dados foram as gravações dos encontros síncronos e os registros escritos das atividades realizadas no formato assíncrono. Os docentes revelaram expectativas que escapam aos limites da teoria praxiológica. Igualmente demonstraram entendimento para analisar as práticas corporais, sobretudo, acessando os conceitos lógica interna, interação motriz e CAI. Tais conhecimentos, proporcionaram aproximações preliminares com o cotidiano da ação docente. O tempo de realização dos dois cursos se mostrou insuficiente para o aprofundamento nos universais ludomotrizes e nas articulações entre a Praxiologia Motriz e as teorias pedagógicas.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
FERREIRA, Lilian Aparecida; RAMOS, Glauco Nunes Souto. Contribuições ao ensino da Educação Física na escola: análise das práticas motrizes por meio da Praxiologia Motriz. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento. Dossiê: Possibilidades e desafios da Educação Física no Ensino Médio. Boa Vista/Roraima, p. 1-19, maio de 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 52. ed. Rio 2015a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015b.
GALINDO, Camila José.; INFORSATO, Edson do Carmo. Formação continuada de professores: impasses, contextos e perspectivas. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, p. 463-477, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9755. Acesso em: 26 mar. 2023.
HERNECK, Helena R.; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti Desenvolvimento e aprendizagem profissional da docência: impacto de um programa de formação continuada. In: MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali (orgs.). Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EDUFSCAR, 2010, p. 316-337.
LOUREIRO, Walk; CAPARROZ, Francisco Eduardo; BRACHT, Valter. A representação social de formação continuada de professores de Educação Física da rede estadual do Espírito Santo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, p. 571-581, 2015.
MEDRI, Waldir. Análise exploratória de dados. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2011.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
MORICONI, Gabriela Miranda. et al. Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. São Paulo, Textos FCC: relatório técnico, 59 p., 2017.
PARLEBAS, Pierre. Juego deporte y sociedad: léxico de praxiología motriz. Barcelona: Paidotribo, 2008.
PARLEBAS, Pierre. La aventura praxiológica: ciencia, acción y educación física. Tradução: Raúl Martínez de Santos. Sevilla: Consejeria de Turismo y Deporte, 2017.
RIBAS, João Francisco Magno. Contribuições da praxiologia motriz para a Educação Física Escolar: ensino fundamental. 2002. 226f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2002.
RIBAS, João Francisco Magno. Praxiologia Motriz: instrumentalizando a prática pedagógica para o ensino dos esportes coletivos. Motriz, Rio Claro, v.16, n.1, p. 240-250, jan./mar. 2010.
RIBAS, João Francisco Magno; FRANCO, Flávia. Praxiologia Motriz, a Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática na Educação Física: Entrevista com Pierre Parlebas. Movimento, v. 26, p. e26008, 2020.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.