Resumo

Em defesa de uma perspectiva de formação continuada de professores como um processo permanente, que se desenvolve ao longo do tempo e que nasce do interesse desse grupo de profissionais, foram realizadas duas iniciativas formativas sobre Praxiologia Motriz. Deste modo, o objetivo do presente artigo é apresentar e refletir sobre o desenvolvimento e as interações entre os docentes nesses dois cenários de formação. Participaram do estudo 20 professores de Educação Física, sendo 12 da iniciativa formativa 1 e oito da iniciativa formativa 2. As técnicas de coleta de dados foram as gravações dos encontros síncronos e os registros escritos das atividades realizadas no formato assíncrono. Os docentes revelaram expectativas que escapam aos limites da teoria praxiológica. Igualmente demonstraram entendimento para analisar as práticas corporais, sobretudo, acessando os conceitos lógica interna, interação motriz e CAI. Tais conhecimentos, proporcionaram aproximações preliminares com o cotidiano da ação docente. O tempo de realização dos dois cursos se mostrou insuficiente para o aprofundamento nos universais ludomotrizes e nas articulações entre a Praxiologia Motriz e as teorias pedagógicas.

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