Contribuições do Grupo de Estudos do Lazer Ao Ensino, Pesquisa, Extensão em Atividades de Aventura
Por Alessandra Vieira Fernandes (Autor), Silvana dos Santos (Autor), Giuliano Gomes de Assis Pimentel (Autor).
Resumo
Introdução: O Grupo de Estudos do Lazer (GEL/UEM)há 16 anos vem desenvolvendo atividades de formação acadêmica em atividades de aventura. No Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, o GEL é o 2º grupo que mais publica com cerca de 6% das produções do evento. Objetivo: Essa pesquisa propõe situar as experiências do GEL na linha de pesquisa “atividades de aventura” e estabelecer as principais contribuições no campo da pesquisa, ensino e extensão. Metodologia: Trata-se de um estudo documental, cujo material empírico consiste nas produções e publicações acadêmicas dos integrantes do grupo. Também foi realizada observação participante sobre o cenário atual das atividades do GEL. Resultados: Em relação à pesquisa, constata-se que foram publicados 6 artigos em periódicos científicos e foram produzidos 7 trabalhos de conclusão de curso sobre diferentes temas, a saber o processo pedagógico de diferentes modalidades de aventura, atividades de aventura adaptadas e gestão de risco nessas atividades. Na perspectiva do ensino, denota-se que em 2008 foram instituídas as disciplinas “esportes terrestres de aventura” e “lazer e natureza” na graduação com 64 horas/aula e direcionada para alunos da licenciatura e do bacharelado. Além disso, o grupo realiza reuniões práticas e teóricas contribuindo para a formação profissional dos integrantes. No tocante às atividades de extensão, foi evidenciado a realização de acampamentos, cursos de atividades de aventura e eventos. Ademais, desde 2010 o grupo desenvolve o projeto Escola de Aventura que consiste no ensino das modalidades de aventura (skate, parkour, slackline, escalada e orientação). Considerações Finais: Os resultados apontam as contribuições do GEL na formação de profissionais e na construção de uma matriz pedagógica para as atividades de aventura.