Resumo

Introdução: O Grupo de Estudos do Lazer (GEL/UEM)há 16 anos vem desenvolvendo atividades de formação acadêmica em atividades de aventura. No Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, o GEL é o 2º grupo que mais publica com cerca de 6% das produções do evento. Objetivo: Essa pesquisa propõe situar as experiências do GEL na linha de pesquisa “atividades de aventura” e estabelecer as principais contribuições no campo da pesquisa, ensino e extensão. Metodologia: Trata-se de um estudo documental, cujo material empírico consiste nas produções e publicações acadêmicas dos integrantes do grupo. Também foi realizada observação participante sobre o cenário atual das atividades do GEL. Resultados: Em relação à pesquisa, constata-se que foram publicados 6 artigos em periódicos científicos e foram produzidos 7 trabalhos de conclusão de curso sobre diferentes temas, a saber o processo pedagógico de diferentes modalidades de aventura, atividades de aventura adaptadas e gestão de risco nessas atividades. Na perspectiva do ensino, denota-se que em 2008 foram instituídas as disciplinas “esportes terrestres de aventura” e “lazer e natureza” na graduação com 64 horas/aula e direcionada para alunos da licenciatura e do bacharelado. Além disso, o grupo realiza reuniões práticas e teóricas contribuindo para a formação profissional dos integrantes. No tocante às atividades de extensão, foi evidenciado a realização de acampamentos, cursos de atividades de aventura e eventos. Ademais, desde 2010 o grupo desenvolve o projeto Escola de Aventura que consiste no ensino das modalidades de aventura (skate, parkour, slackline, escalada e orientação). Considerações Finais: Os resultados apontam as contribuições do GEL na formação de profissionais e na construção de uma matriz pedagógica para as atividades de aventura.