Contribuições do Método Pilates Sobre a Atenção e a Aprendizagem de Estudantes com Baixo Rendimento Escolar
Por Anelise Corrêa Antonello (Autor), Rachel Fernandes Medeiros (Autor), Simone Lara (Autor).
Em Pensar a Prática v. 19, n 3, 2016. Da página 627 a 639
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da prática de exercício físico, através do método Pilates, sobre os níveis de atenção e a aprendizagem de estudantes com baixo rendimento escolar. Foram selecionadas crianças com baixo rendimento escolar, para participar da prática de exercícios baseados no método Pilates. As crianças foram avaliadas antes e após a prática do método, através do teste de atenção (seletiva e alternada). Os professores responsáveis avaliaram as dificuldades na conduta, matemática, escrita, leitura, e rendimento escolar geral dos estudantes. Após a intervenção houve uma melhora dos níveis de atenção e uma redução nas dificuldades de aprendizagem, evidenciando a influência positiva do método Pilates nos estudantes com baixo rendimento escolar.