Contribuições percebidas pelos estudantes sobre a etapa curricular na constituição da identidade profissional
Por Jorge ambos (Autor), Vânia de Fátima Matias de Souza (Autor), Ana Luiza Barbosa Anversa (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição percebida pelos estudantes sobre o estágio curricular na constituição da identidade profissional a partir das dimensões das representações profissionais. A amostra foi composta por 140 alunos do último ano do bacharelado em Educação Física de três instituições de ensino superior de Maringá-PR. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e o questionário “Escala de avaliação da constituição da identidade profissional”. do bacharelado em educação física" (EAECP). O teste de Kruskal-Wallis e o teste de Friedman com post hoc de comparações múltiplas de Dunn foram utilizados para comparar as áreas de representação profissional em relação à instituição de ensino superior. O teste “U” de Mann-Whitnney foi utilizado para avaliar a diferença no âmbito da representação profissional em relação às variáveis sociodemográficas. Os resultados mostraram que na visão dos estudantes o estágio curricular contribui para a compreensão de aspectos relacionados ao exercício profissional em seus saberes e possibilidades de intervenção, mas carece de tratamento pedagógico que fomente a autonomia profissional. Conclui-se que as ações de socialização proporcionadas pelo estágio curricular, aliadas ao tempo de dedicação e às experiências anteriores contribuem para a constituição da identidade profissional.