Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição percebida pelos estudantes sobre o estágio curricular na constituição da identidade profissional a partir das dimensões das representações profissionais. A amostra foi composta por 140 alunos do último ano do bacharelado em Educação Física de três instituições de ensino superior de Maringá-PR. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e o questionário “Escala de avaliação da constituição da identidade profissional”. do bacharelado em educação física" (EAECP). O teste de Kruskal-Wallis e o teste de Friedman com post hoc de comparações múltiplas de Dunn foram utilizados para comparar as áreas de representação profissional em relação à instituição de ensino superior. O teste “U” de Mann-Whitnney foi utilizado para avaliar a diferença no âmbito da representação profissional em relação às variáveis ​​sociodemográficas. Os resultados mostraram que na visão dos estudantes o estágio curricular contribui para a compreensão de aspectos relacionados ao exercício profissional em seus saberes e possibilidades de intervenção, mas carece de tratamento pedagógico que fomente a autonomia profissional. Conclui-se que as ações de socialização proporcionadas pelo estágio curricular, aliadas ao tempo de dedicação e às experiências anteriores contribuem para a constituição da identidade profissional.

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