Contribuições do Programa Pibid Linguagens a Uma Formação Mais Integralizada e Reflexiva dos Licenciandos em Educação Física
Por Erineusa Maria da Silva (Autor), Camila Rissari Correia (Autor), Lorena Simões dos Santos (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
O presente estudo de caso buscou investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Linguagens para uma formação mais integrada e reflexiva dos graduandos de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo, sob a ótica dos participantes do Programa. O estudo tem natureza qualitativa com caráter exploratório, valendo-se de elementos da análise de conteúdos para a análise dos dados. A partir da análise das entrevistas constatamos a contribuição do Programa para uma formação mais autônoma, reflexiva e diferencial em relação ao estágio supervisionado; além de promover uma maior intimidade no processo de planejamento realizado pelos bolsistas do Programa.