Resumo

INTRODUÇÃO: O tiro esportivo desenvolve nos atletas destreza, concentração e equilíbrio. A estabilidade do atirador depende da resistência deste contra perturbações internas e externas que afetem seu equilíbrio. 
OBJETIVO: Avaliar o controle postural e sistema vestíbulo-oculomotor de atletas atiradores de pistola. 
MÉTODO: Análise descritiva do tipo transversal. Avaliaram-se oito atletas com idade média de 37 anos (dp ± 8,11), afiliados à Confederação Brasileira de Tiro Esportivo. Utilizou-se prontuário sociodemográfico; estabilometria associada a simulador de tiro e sistema de videonistagmoscopia computadorizada. 
RESULTADOS: Observou-se em todos os voluntários, dominância motora à direita; metade deles atira com os dois olhos abertos; tempo médio de prática de 14 anos (dp ± 9) e média de treino semanal de 14 horas (dp ± 13). Metade relatou lesão associada ao tiro. Na estabilometria observou-se correlação nas velocidades anteroposterior e mediolateral.À videonistagmoscopia, nenhum atleta apresentou alteração patológica. 
CONCLUSÃO: O controle postural dos atletas avaliados possui alterações significativas para as velocidades de deslocamento do centro de pressão nas direções anteroposterior e mediolateral. O sistema vestíbulo-oculomotor não mostrou correlação com o controle postural e se apresentou sem alterações funcionais para todos os voluntários.

Acessar Arquivo