Convergência e Integração: Uma Proposta Para a Educação Física de 5a. a 8a. Série do Ensino Fundamental
Resumo
O principal objetivo desta pesquisa é apresentar e nalisar uma proposta para fundamentar a intervenção de professores de Educação Física da 5a. à 8a. série do nsino Fundamental. Foram revisadas criticamente as propostas anteriormente elaboradas na área, specialmente durante as duas últimas décadas do Século XX. Considerou-se, com base nesta revisão, que ma aproximação entre as tendências analisadas é condição necessária para uma melhor ompreensão da Educação Física Escolar, porque os professores podem utilizar diversos elementos onstitutivos para solucionar problemas cotidianos. Neste sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área e Educação Física constituíram-se em uma abordagem coerente em relação à possibilidade de proximação entre as tendências. Entretanto, seus princípios curriculares, particularmente seus conteúdos, foram limitados na abrangência, uma vez que as relações stabelecidas entre as áreas de estudos ientíficos - Cinesiologia, Ciência da Motricidade Humana, Cultura Corporal de Movimento, Ciências do sporte e Aptidão Física relacionada à Saúde - e a proposta de intervenção foram precárias. etodologicamente, o estudo fundamentou-se na hermenêutica e epistemologia para investigar a ossibilidade de integração entre unidades temáticas de conteúdos. A convergência entre áreas de estudos ientíficos e abordagens para a Educação Física escolar ôde ser entendida como um conjunto de elementos emelhantes: princípios curriculares, axiológicos e teleológicos, que conduziriam a um recuo pistemológico e uma problemática comum.