Coordenação motora global e prática esportiva em crianças e adolescentes poliesportivos
Por Danielle de Campos Silva (Autor), Luciano Basso (Autor), Fernanda Karina dos Santos (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 35, n 1, 2024.
Resumo
A relação entre participação esportiva (SP) e coordenação motora global (CMG) está associada à idade. Porém, o tempo de envolvimento em SP pode ser outro mediador. Assim, objetivou-se investigar a relação entre GMC e PS nas crianças e adolescentes envolvidos, controlada pelo tempo de prática. Para isso, foram analisados 111 meninos (88 de 6 a 9 anos; 23 de 10 a 12 anos), com SP de duas a quatro modalidades esportivas e com tempo de prática entre um e seis anos. O GMC foi avaliado pelo Körperkoordenationstest Für Kinder e pelo SP por meio de entrevista semiestruturada com os responsáveis legais. Os coeficientes de Spearman indicaram que para crianças de 6 a 9 anos não houve correlação entre GMC e SP (p >0,05), mesmo controlando o tempo em SP. Para o grupo de 10 a 12 anos houve correlação moderada (ρ = 0,515, p < 0,01). Essas informações permitem ao profissional de Educação Física compreender que a experiência motora das crianças mais novas é fundamental para potencializar o desenvolvimento motor e que sua implicação na manutenção da participação nas atividades esportivas só ocorrerá nas fases avançadas da infância.