Resumo

A Copa do Mundo de Futebol (Brasil 2014) é momento privilegiado para refletir o papel dos meios de comunicação na consolidação de discursos e concepções sobre o evento. Questiona-se como e quais notícias são divulgadas na região dos Campos Gerais, principalmente na cidade de Ponta Grossa (Paraná/Brasil) sobre o referido evento. Portanto, o objetivo do presente trabalho é analisar a Copa do Mundo de Futebol (2014) conferindo papel privilegiado às notícias divulgadas em um jornal brasileiro de característica regional. O jornal escolhido foi o “Diário dos Campos”. Estão sendo analisadas, por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2002) as notícias divulgadas nos meses que antecedem o evento (junho). A busca foi realizada no site da internet do referido jornal (http://www.diariodoscampos.com.br/) com o termo de busca “copa do mundo”. Como resultado dos três primeiros meses (janeiro a março) é possível identificar um total de 86 notícias. Deste total foi possível identificar as seguintes categorias de notícias: copa do mundo como assunto secundário ou coadjuvante (29,1%); construção dos estádios (17,4%); setores de apoio ao evento (16,03%); ingressos (9,3); produtos desenvolvidos relacionando com o evento (5,8%); equipe de trabalho/apoio para o evento (5,8); jogos de preparação (amistosos e preparação dos estádios) (4,7%); legados do evento (4,7%); seleções de outros países (4,7%); convocação da seleção brasileira (2,3%). Com estes resultados é possível verificar que a copa do mundo de futebol é ‘pano de fundo’ para muitos assuntos, desde definição de calendários, campanhas projetos até tema de escolas de samba no carnaval. É destaque a ênfase na construção e infraestrutura de apoio do estádio de futebol da capital paranaense (Arena da Baixada Curitiba –Pr/Brasil). Destaca-se também a pequena quantidade de notícias sobre os legados do evento. Na continuidade da pesquisa serão analisados os artigos dos demais meses (abril, maio e junho).

Arquivo