Corpo-corporeidade: Notas Para Uma Reflexão do Corpo na Escola
Por Leonéa Vitoria Santiago (Autor), Noémia de Belém Oliveira (Autor), Adriane de Deus (Autor), Dayse Cassia Alves Medeiros (Autor), Maria do Socorro Menezes Dantas (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O estudo de natureza exploratório descritivo (Guerra, 2006), com base em teóricos da filosofia, da área da Educação Física e das Ciências do Desporto. Pretende discutir de modo breve corpo-corporeidade na escola; e assim enveredamos pelos diferentes modos de compreensão do corpo-corporeidade, onde passamos pelo o Corpo Pré-Industrial ao Pós-Industrial, O Corpo Contemporâneo, Aparência Corporal, e concluímos com o corpo-corporeidade na escola. Após uma leitura exaustiva procuramos estabelecer um diálogo com os autores a fim de produzirmos algumas pistas para a discussão sobre corpo-corporeidade-escola. Apontamos como considerações finais a exigência de rever os paradigmas para a Educação Física parece de fato, ser uma discussão ainda relevante. Defendemos o paradigma da corporeidade, pois não acreditamos na educação de físicos, mas sim de humanos que se movimentam por meio de uma intencionalidade operante e são agentes da sua própria vida.