Corpo, cultura e correlacionismo: a ontologia como contrapeso da atividade epistemológica da Educação Física
Por Elder Silva Correia (Autor), Santiago Pich (Autor), Fabio Zoboli (Autor).
Resumo
Este escrito parte do pressuposto de que a resposta culturalista dada a Educação Física – nas décadas de 1980/1990 – a fim de libertar o corpo e suas práticas das supostas amarras de uma episteme naturalista, o inscreveu e situou no plano da cultura. Se a “culturalização do corpo” na EF possibilitou avanços na área a partir da inserção do viés epistemológico das ciências humanas, em contrapartida, tendeu também para uma redução do corpo ao domínio da cultura, o que acabou por subsumir o corpo a uma dimensão de inscrição cultural. Diante disso, o presente escrito tem como objetivo acenar as implicações de uma “virada ontológica” em curso na Educação Física para a sua “atividade epistemológica”. Conclui-se que uma das principais tarefas atuais de uma EF em perspectiva crítica reside na demarcação dos limites que afirmam a independência e assimetria entre as práticas corporais de movimento e a cultura.
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