Resumo

A presente pesquisa se configura pela discussão sobre a formação cultural do/a professor/a de Educação Física no viés da estética, analisada através de alguns elementos constituintes da formação profissional, tais como o esporte, o espetáculo, a cultura de movimento e a reificação do corpo. Entre os referenciais teóricos que norteiam essa investigação, na questão da estética, está a perspectiva de Theodor Adorno, conforme o diagnóstico que apresenta da sociedade, cujas bases estão presentes até hoje. Esse autor busca investigar aspectos da formação, apontando caminhos que podem ser trilhados na execução das vivências profissionais, bem como suas possíveis limitações que se refletem na prática pedagógica. Além de Adorno, dialogam outros afins da área de Educação Física e/ou a Filosofia, tais como: Zuin, Pucci, Trevisan, Fensterseifer, Bracht, Vaz, Dalbosco, Betti, Kunz, entre outros. Também serão apontados elementos que perpassam a linguagem (vídeo e imagens), a fim de dialogar como os discursos que transitam na sociedade, contribuem para a banalização da formação do/a professor/a de Educação Física e para o enfraquecimento da formação mais ampla. Discutir-se-á, nesse aspecto, a questão metaforizada do --

Acessar Arquivo