Resumo

Corpo e aposentadoria possuem significados distintos, de acordo com o meio social e profissional em que os sujeitos estão inseridos. As formas de gerenciamento do corpo se relacionam com as maneiras com que os sujeitos sociais gerenciam suas vidas. O objetivo deste estudo é compreender os significados de corpo e de aposentadoria, e as formas de gerenciamento do corpo, a partir da visão de professores de Educação Física, que atuaram em escolas da educação básica, aposentados. Foram investigados 15 professores de Educação Física que atuaram em escolas na cidade do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e anotações em diário de campo. Os resultados apontam que o corpo é um instrumento da alma para a maioria dos professores. Entretanto os professores que atuaram em outros segmentos, concomitantemente à escola, como academias e clubes ainda possuem uma visão de corpo pautada pelo discurso da saúde. Professoras, em especial, relataram a importância do cuidado com o corpo em virtude do “mau uso” durante a trajetória profissional. Os significados atribuídos à aposentadoria possuem relação com um sentimento de liberdade e a sensação de dever cumprido ainda que alguns professores acreditem que ainda poderiam contribuir para a sociedade. As expectativas em torno da aposentadoria se coadunam com o sentimento de liberdade apontado anteriormente. Os motivos que os sujeitos apontaram para não continuar trabalhando foram o desrespeito e a desvalorização do professor. Quanto aos gerenciamentos do corpo, constatou-se um paradoxo. Por um lado emerge a necessidade de continuar a prática de atividade física. Por outro, parece haver uma aposentadoria do corpo, já cansado de ter sido muito usado no trabalho. Os professores manifestaram não haver tempo para cuidar dos seus próprios interesses em virtude de auxiliarem os familiares a gerir suas rotinas. Este estudo se debruçou sobre os professores de Educação Física que se aposentaram no segmento escolar. É necessário ampliar essas investigações para os sujeitos que também se aposentaram em outros segmentos da Educação Física, tais como academias, clubes e universidades.

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