Resumo

Os objetivos da presente dissertação foram verificar se assuntos relacionados ao culto ao corpo na contemporaneidade são discutidos com alunos do Ensino Médio por parte dos professores de Educação Física escolar e, identificar de que forma estes adolescentes lidam com esta temática em seu dia a dia. A pesquisa foi organizada em dois artigos, apresentados como capítulos. O primeiro capítulo se propõe a discutir sobre como assuntos ligados ao corpo são abordados por professores de Educação Física junto aos alunos do Ensino Médio, além de buscar verificar até que ponto a estética corporal é uma preocupação no cotidiano discente. No segundo capítulo buscou-se identificar e analisar o nível de importância dada por estes adolescentes a seus corpos, no que tange à aparência física. Ambos os estudos se apoiam sob a ótica dos educandos. Este estudo é de natureza qualitativa e utilizou como instrumentos para a coleta dos dados a observação estruturada, questionários e entrevistas individuais, além de notas em diário de campo. Os achados indicaram que, apesar de estar previsto em lei, ainda falta espaço nas aulas de Educação Física escolar do Ensino Médio para problematizações a respeito dos diversos aspectos que remetem ao culto ao corpo atual. Ademais, identificou-se demasiada preocupação com o corpo no que tange à sua forma, além de diversas queixas de insatisfação com relação à estética corporal, tanto entre as moças quanto entre os rapazes. Todavia, esta insatisfação foi verificada com mais ênfase nos discursos femininos. Conclui-se, então, haja vista que a preocupação com o corpo e sua forma pareceu ocupar lugar central no cotidiano dos adolescentes investigados, que se faz imperioso propor de modo efetivo nas aulas de Educação Física escolar discussões que fomentem o pensamento crítico dos alunos a respeito desta temática e seus desdobramentos.

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