Corpo e Religião: Atuação dos Professores de Educação Física Escolar
Por Dayani Freitas Oliveira (Autor), Kamyla Moreira Arantes (Autor), Miraíra Noal Monfroi (Autor), Marcelo Victor da Rosa (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
No Brasil, a opção religiosa é direito constitucional e a diversidade de crenças é o resultado da miscigenação da população. Na busca pela salvação, as religiões, historicamente, têm tratado da relação entre o espírito e o corpo, prescrevendo, para os seus seguidores uma conduta que é definida como a correta. Os objetivos em realizar esse estudo são: a) conhecer as restrições impostas pelos dogmas religiosos com relação à participação dos alunos nas aulas de Educação Física escolar; b) averiguar e compreender o que pensam e como agem os professores em relação à interferência das religiões; c) evidenciar alternativas para que todos os alunos possam participar das aulas de Educação Física respeitando os dogmas de suas religiões.
Métodos e resultados:
A pesquisa teve predominância qualitativa e caráter descritivo, sendo realizada em duas escolas particulares confessionais e uma escola filantrópica, também confessional, localizadas na cidade de Campo Grande/MS. A metodologia foi desenvolvida por meio de observações não participativas das aulas de Educação Física, utilizando entrevistas semiestruturadas com representantes oficiais de religiões e professores de Educação Física para: conhecer as concepções de corpo e as relações com a espiritualidade; saber se há proibições em relação ao uso de determinadas vestimentas; averiguar se há impedimento de determinadas práticas corporais e se há distinção de gêneros.
Conclusão:
O estudo evidenciou que há restrições, principalmente com alguns tipos de atividades e com as vestimentas. Também foi possível constatar que as práticas corporais ainda são concebidas como caminhos para manter a ordem, para controlar a violência e para reforçar a disciplina.