Corporeidade: Uma Base Epistemológica Para a Ação da Educação Física
Por Wagner Wey Moreira (Autor), Aline Dessupoio Chaves (Autor), Regina Maria Rovigati Simões (Autor).
Em Motrivivência v. 29, n 50, 2017. Da página 202 a 212
Resumo
A Educação Física Escolar tem hoje a necessidade de associar termos como Motricidade, Ciência do Esporte, Corporeidade, se pretende continuar sendo disciplina curricular no interior da escola. Mais que questões conceituais, estes termos expressam valores pelos quais o professor de Educação Física deve exercer sua função pedagógica. Devemos efetivar o ensino para o trabalho com o corpo, a partir do exercício físico sistematizado, mas corpo esse entendido em seu contexto sócio-histórico-biológico. As bases epistemológicas do conceito a que se refere o termo corporeidade podem redimensionar os trabalhos do professor de Educação Física junto à Educação. Afinal somos, enquanto humanos, a um só tempo, totalmente cultural e biológico.