Correlação Entre Consumo Alimentar e Nível de Atividade Física Habitual de Praticantes de Exercícios Físicos em Academia
Por Ana Clara da Fonseca Leitão Duran (Autor), Maria do Rosario Dias de Oliveira Latorre (Autor), Alex Antônio Florindo (Autor), Patrícia Constante Jaime (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 12, n 3, 2004. Da página 15 a 19
Resumo
Estudar os hábitos alimentares de praticantes de exercícios físicos em academia, correlacionando o consumo de macronutrientes com o nível de atividade física habitual. Foram estudados alunos de uma academia de exercício físico que preencheram dois questionários: um sócio-demográfico e outro de atividade física habitual (AFH), sendo o consumo atual de alimentos (CAA) foi avaliado por recordatório alimentar de 24 horas. Foi calculado o coeficiente de correlação de Pearson entre CAA e AFH e a comparação das médias, segundo sexo, foi feita pelo teste t-Student. A comparação da adequação do CAA e as medianas dos escores de AFH ou sexo foi feita pelo teste de Fisher. Foram avaliados 32 indivíduos (41% homens e 59% mulheres). Segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, o consumo de proteína foi adequado para 69% dos participantes, diminuindo para 50% em relação aos carboidratos e aos lipídios, sendo que o consumo de lipídeos esteve acima das recomendações em 38,8% dos indivíduos. O consumo de macronutrientes e energia não foi correlacionado significativamente com os escores de atividade física, somente havendo correlação significativa entre idade e consumo energético (r = -0,41; p = 0,021). Foi encontrada diferença de médias em relação ao consumo de proteína e energia e os escores de exercícios físicos, com valores maiores entre os homens. A alimentação desta população não se mostrou adequada, o que pode prejudicar o alcance de seus objetivos com a prática de exercícios físicos e aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. PALAVRAS-CHAVE: nutrição, atividade física habitual, exercícios físicos, macronutrientes, academia.