Correlação entre o teste de caminhada de 6 minutos e o teste de exercício cardiopulmonar em indivíduos com insuficiência cardíaca
Por Danielle Aparecida Gomes Pereira (Autor), Dayana Magalhães Drummond Oliveira (Autor), Ana Carolina Campos Ferreira (Autor), Valéria Cristina de Faria (Autor).
Em Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício (RBFex) v. 21, n 5, 2022.
Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar a correlação entre o teste de caminhada de 6 minutos (TC6) e o teste de exercício cardiopulmonar (TECP) em indivíduos com insuficiência cardíaca (IC), e analisar a sensibilidade do TC6 em diferenciar indivíduos das classes I, II e III do sistema de classificação funcional da New York Heart Association (NYHA). Métodos: Dezessete indivíduos (3 classe I, 8 classe II e 6 classe III) com idade de 48,09 ± 12,91 anos, fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 44 ± 11% e VO2pico de 25,18 ± 6,05 mL·kg-1·min-1 foram avaliados. Os voluntários realizaram TECP em esteira; após um intervalo de 48h a 6 meses, realizaram o TC6. Correlações de Pearson e Spearman foram usadas, e ANOVA foi usada para comparar as variáveis do TC6 entre as classes funcionais da NYHA. Um alfa de 5% foi adotado como significativo. Resultados: Foram encontradas correlações significativas entre a distância percorrida no TC6 e o VO2pico (r = 0,70). Diferenças significativas foram encontradas entre as classes funcionais da NYHA em relação à distância percorrida no TC6. Para o desempenho da caminhada, foram encontradas diferenças significativas entre as classes NYHA I e II (p = 0,0001) e entre as classes I e III (p = 0,0001). Conclusão: O TC6 é um método simples e confiável para avaliar a capacidade funcional de indivíduos com IC, mostrando-se um instrumento válido para a prática clínica.