Resumo

O presente ensaio teve como objetivo fundamental analisar e revelar as múltiplas correntes filosóficas que têm sustentado a Educação Física, o esporte e a recreação, do surgimento à evolução histórica das mesmas. Além do próprio raciocínio do autor, os estudos acerca deste tema se basearam na obtenção e análise de dados provenientes de materiais impressos e eletrônicos e numa estratégia que implica o enfoque histórico-crítico. Esta estratégia permitiu examinar criticamente aos insignes filósofos materialistas e idealistas. Tudo isto deu lugar a conclusões que se apóiam direta e inversamente: 1) a própria filosofia, sobre a qual trata este trabalho, apresenta marcadas carências e esconde um grande fundo de reservas não utilizadas que, se fosse desvelado, sem dúvida apontaria um positivo desenvolvimento da mesma; 2) conhecer o significado das atividades físico-corporal e desportiva desde o ângulo predominantemente filosófico constitui um feito transcendental que permitirá aos cultores físicos valorizar a importância destas no desenvolvimento biopsicossociocultural do ser humano.

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