Corrida de Rua e Sua Importância na Percepção dos Praticantes
Por Bruna Vanessa Telles Roth (Autor), Vania Mari Rossato (Autor), Rodrigo de Rosso Krug (Autor), Marilia de Rosso Krug (Autor).
Resumo
Os grupos de corrida são uma opção para indivíduos que buscam uma atividade física ao ar livre, conhecer pessoas, melhorar a qualidade de vida, a resistência e a força, além de ser uma modalidade de baixo custo. Dessa forma, e considerando que os grupos de corrida vêm aumentando progressivamente na região, buscou-se com esse estudo analisar o perfil, os objetivos e a percepção da importância da corrida para participantes de um grupo de corrida de rua da cidade de Cruz Alta-RS. Participaram deste estudo quantitativo do tipo estudo de caso 30 integrantes do referido grupo. Para avaliar a percepção da importância com a prática da corrida de rua foi utilizado uma versão traduzida e adaptada da escala original, desenvolvida pela San Diego State University (EUA). Para interpretação das informações foi utilizada a estatística inferencial. Os participantes eram, na maioria, do sexo feminino (56,6%), casados (46,6%) frequentadores do grupo a menos de um ano (56,6%), com frequência média de treino duas vezes na semana (53%). O principal objetivo com a prática da modalidade foi a melhora da saúde (55%). A maioria (92%) percebia a corrida como extremamente importante ou muito importante, com destaque para a saúde (93%) seguida de redução da ansiedade (73%), controle do estresse (71%), redução do peso corporal (70%), melhora do humor (70%), redução da depressão (67%) e qualidade do sono (67%). Os resultados do presente estudo permitem concluir que os participantes do grupo de corrida de rua da cidade de Cruz Alta–RS, eram, na maioria, mulheres com o obejtivo de melhorar a saúde e percebiam a corrida como extremamente importante para suas vidas.
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Publicado
2020-11-16
Como Citar
Telles Roth, B. V., Rossato, V. M., de Rosso Krug, R., & de Rosso Krug, M. (2020). CORRIDA DE RUA E SUA IMPORTÂNCIA NA PERCEPÇÃO DOS PRATICANTES. BIOMOTRIZ, 14(3), 53-62. https://doi.org/10.33053/biomotriz.v14i3.226
Edição
v. 14 n. 3 (2020)
Seção
Educação Física e Esportes na escola e fora da escola