Crítica Aos Parâmetros Teórico-metodológicos da Educação Física: Realidade e Possibilidades de Formação Humana nos Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte (2005-2007)
Por Rafael Bastos Costa de Oliveira (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O texto apresenta resultados de estudo que teve como objeto os parâmetros teórico-metodológicos presentes nos artigos dos Congressos Brasileiros de Ciências do Esporte (encontros de 2005 e 2007), especificamente no GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho. O objetivo principal é realizar uma crítica aos parâmetros teórico-metodológicos da Educação Física, tendo como referência analítica a perspectiva da formação humana. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como fundamentação teórico-metodológica o referencial materialista histórico dialético. A análise dos dados permite apontar que nas respectivas produções investigadas prevalece a ausência da utilização de categorias fundamentais da perspectiva da formação humana, como: projeto histórico, trabalho-educação e crítica, o que acarreta na dificuldade de desenvolver no respectivo GTT do CBCE parâmetros que apontem para uma formação na Educação Física para além do capital.