Cultura corporal: introdução ao jogo Mancala Awele na educação de jovens e adultos, descolonizar é preciso
Por Fernanda Righetti dos Santos (Autor).
Resumo
A Educação de jovens e adultos (EJA) é formada por um público em especial composto por adultos, jovens, idosos e pessoas com diferentes formas de deficiências, agregando assim pessoas que deixaram de ser escolarizadas regularmente na educação básica. Deste modo é fundamental que a Educação Física enquanto componente curricular refine seu olhar e procure desenvolver suas ações pedagógicas focando objetivamente neste grupo de pessoas que precisam ser incluídas socialmente a partir dos processos educacionais que as levem a refletir sobre si e o mundo que as cerca, levando-as se posicionar e redefinir seu papel de atuação num mundo que vive em transformação, que pede cada vez mais ações democráticas e respeito as diferenças, e afirmação do direito de existir principalmente das tidas minorias. Pensando neste sentido os saberes socializados pela a Educação Física na EJA devem colaborar com esta evidente necessidade dos educandos e educandas desta modalidade de educação que precisam estar afinados com esta nova realidade de mundo, a partir de uma abordagem que venha de encontro com tais expectativas, sendo assim, o trabalho foi ancorado no currículo cultural, e nos princípios ligados ao multiculturalismo crítico, descolonização do currículo, objetivando a justiça curricular, inclusão e democracia, a ideia do projeto foi de trabalhar o Mancala Awele enquanto jogo de tabuleiro ligado a Cultura Africana uma vez que esta temática abarca de modo geral estes princípios. Sobre isto a ideia foi desenvolver uma temática atrelada a Africanidades em questão o jogo de tabuleiro Mancala com o intuito de ampliar o conhecimento dos alunos em relação às diversas manifestações corporais não decorrentes do ciclo eurocentrista do conhecimento, levando assim os alunos a novas perspectivas e olhares mais descolonizados em relação a diversidades de saberes advindos do mundo que os cercam. Para realizar o projeto foram realizadas pesquisas de campo, mapeamento do conhecimento prévio do aluno, visitação a biblioteca, realizou-se a leitura de alguns autores referenciados na área da cultura corporal e nos estudos do currículo cultural, além de estudos sobre as culturas do continente Africano, apropriação e vivências sobre o jogo Mancala, além da utilização de materiais áudio visuais, ligados ao tema.Com o Mancala AWELE a Educação Física levou os alunos a refletirem e reconhecer a partir do jogo, os diversos saberes dos povos oriundos do continente Africano, mostrando-lhes que culturas para além do circuito eurocentrista também são produtoras de saberes, de modo a contribuir efetivamente a desconstrução de alguns preconceitos e estereótipos ligados aos povos advindos do continente africano e assim de certo modo colaborou com os processos de ampliação e aprofundamento dos educandos e educandas em relação ao mundo que os cercam, propondo-lhes novas posturas e maneiras de interagir com o outro, colaborando com a construção da identidade e da cidadania de pessoas mais bem preparadas para viver num mundo cada vez mais diverso e multicultural.
Referências Bibliográficas
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física Cultural. Inspiração e prática pedagógica.1ed.Jundiaí(SP).Paco 2018. SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Educação Física. São Paulo: SME/COPED, 2017. SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2007.