Cultura das lutas na Educação Física Escolar por uma educação politécnica no IFSP
Por Elisabete dos Santos Freire (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor), Vitor Hugo Finatti (Autor), Livia Roberta da Silva Velloso (Autor).
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência político-pedagógica sobre os aspectos históricos, culturais, sociais, políticos e econômicos do mundo das lutas nas aulas de Educação Física Escolar. Participaram deste projeto educativo aproximadamente 40 alunos e alunas do 2º ano do curso Técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, do campus São José dos Campos, no primeiro semestre do ano de 2022, em que foram problematizadas as relações de gênero, classe social, raça, inclusão e religião que são inerentes ao universo cultural e tecnológico das práticas corporais que envolvem as lutas. Esse processo educativo potencializou uma leitura densa da realidade sobre essa temática, possibilitando a conscientização dos(as) jovens e uma reflexão sobre a possibilidade de efetivar aulas de Educação Física que contribuam efetivamente para a educação politécnica nos Institutos Federais, com a intencionalidade de tensionar o mundo do trabalho constituído no sistema neoliberal.