Cultura do ciclismo e educação física - possibilidades para a educação escolar

Por Emerson Luís Velozo (Autor).

Parte de Educação e educação física: novos olhares . páginas 46 - 57

Resumo

O ciclismo é aqui entendido como expressão da cultura corporal de movimento, que se manifesta em uma diversidade de formas, cada uma delas dotada de simbologias e significados próprios. O objetivo deste trabalho é relatar e discutir as experiências do curso de extensão Cultura do Ciclismo e Educação Física. O curso foi promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Educação, Cultura e Contemporaneidade do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Irati. Aconteceu no ano de 2019, com a participação de 46 pessoas, entre estudantes e professores de Educação Física, e comunidade. O curso se organizou em cinco etapas. O encontro inaugural teve como tema central “Ciclismo e Educação Física escolar: Por que ensinar? O que ensinar? Como ensinar?”. Foram abordadas questões como: a) Aspectos pedagógicos da Educação Física e do ciclismo; b) História da Bicicleta; c) O equipamento e seus usos. O segundo encontro contou com a participação do cliclista iratiense Márcio Razera (conhecido como Piru), para tratar das modalidades esportivas, especificidades sobre competições e equipamentos e o ciclismo em Irati. O terceiro encontro as temáticas: 1) “Ciclismo e Gênero” e; 2) “Ciclismo e Mobilidade Urbana”. No quarto encontro realizamos uma experiência ciclística, percorrendo um trajeto de aproximadamente 15 km por estradas rurais do Município. No último encontro os participantes relataram que o curso possibilitou compreender o ciclismo como um conteúdo de ensino da Educação Física, pensar sua abordagem na escola e despertou o interesse para esta prática corporal.