Currículo Cultural na Educação Física: um balanço das produções acadêmicas
Por Leticia Salvador Vieira (Autor), Mario Nunes (Autor).
Em XX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Trata-se de uma pesquisa de produção arquivística, composta por dissertações e teses em Educação e Educação física que abranjam o tema do Currículo Cultural na Educação Física. Este processo de produção de um arquivo será referenciado nos debates pós-estruturalistas de Michel Foucault, o qual entende por arquivo um sistema de enunciados instaurado por acontecimentos. Enunciados estes (acontecimentos de um lado, coisas do outro) que o autor propõe chamar de arquivo. Em seu livro “Arqueologia do saber” (2017) o autor Michel Foucault elucida que “O arquivo é, de início, a lei do que pode ser dito, o sistema que rege o aparecimento dos enunciados como acontecimentos singulares” (p.158). Além do mais, é preciso citar que, para Foucault, a formação de um arquivo parte da noção da existência de um a priori, o qual permite que todo um aglomerado de textos, produzidos em determinado tempo-espaço, possa se organizar de acordo com um pertencimento a uma mesma formação discursiva. O a priori constitui uma certa condição de realidade para os enunciados, como se todos os educadores se identificassem pelo simples fato de compartilharem as mesmas questões conceituais. As regras que determinam uma prática discursiva fazem parte da própria pratica discursiva, e não são exteriores a ela, são provenientes da própria rede histórica de discursos que se organizam em linhas temporais com sucessões de problemas e soluções que fazem parecer que essa história é uma realidade linear. Esse conjunto de regras é também o a priori. Quando esses sistemas de regras instauram os enunciados discursivo como sendo acontecimentos reais, como “coisas” ou “fatos” que realmente aconteceram, eles transformam o a priori em arquivo. Não se trata de um arquivo no sentido de um aglomerado de documentos ou registros históricos a serem conservados. É um sistema de discursividades que seleciona o que pode ou não ser dito, o que vai ou não ser excluído da história. E para além disso, o arquivo é também aquele que mobiliza sua própria transformação. Sendo não apenas o que regula o que deve ou não permanecer no sistema discursivo, mas também o que promove a formação e a transformação dos enunciados discursivos. Sendo assim, o presente trabalho selecionou as teses e dissertações nas bases de dados da Biblioteca digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES com palavras-chave combinadas com os operadores Booleanos “AND” e “OR” a fim de encontrar trabalhos relacionados ao tema. Na aba de pesquisa da plataforma as palavras-chave foram dispostas da seguinte maneira: Educação física AND currículo cultural AND arquivo OR discurso OR pós crítico. Foram encontrados 370 trabalhos, os quais serão lidos para que sejam selecionados apenas os que se aproximam do interesse da pesquisa. Após essa seleção, os trabalhos serão identificados, classificados, categorizados e caracterizados, para em seguida serem analisados quanto aos seus conteúdos a respeito do Currículo Cultural presente na Educação Física, a fim de compor um arquivo dos discursos pedagógicos do Currículo Cultural a partir dos achados nos documentos.