Curriculo Escolar na Formação do Sujeito e da Aprendizagem
Por Rosimar Rosa dos Santos (Autor).
Resumo
O presente estudo tem como tema central o currículo escolar na formação do sujeito e da sua aprendizagem. O objetivo deste estudo é descrever de forma bem clara a importância do currículo escolar dentro do processo de ensino aprendizagem dos indivíduos, reconhecendo que é por meio do currículo que se constroem o sujeito, a aprendizagem e a cidadania. As informações aqui apresentadas é fruto do levantamento bibliográfico, com citações pertinentes acerca dessa temática. Constatou-se que para a melhoria da educação em todas as instancias é necessário intervir com sérias mudanças no currículo, adequando conforme a realidade que se tem. É preciso compreender que o resultado de um bom currículo escolar é sempre visível e positivo. Porque o currículo é um passo importantíssimo dentro do processo de escolarização. Esse resultado mostra o quão é necessário que a educação seja tratada com seriedade e prioridade por parte de todos os órgãos competentes e toda sociedade civil. Foi possível identificar que o currículo escolar das escolas pública brasileiras necessita de ações emergenciais para suprir as carências e as deficiências. Deixando bem nítido a enorme necessidade de um novo currículo com uma base curricular nacional compatível com a realidade do país.