Curso de Formação Para o Ensino dos Esportes de Rede/parede: Análise de Planos de Aula Elaborados Pelos Professores Participantes
Por Thomás Augusto Parente (Autor), Flávio de Almeida Andrade Lico (Autor), Fernanda Moreto Impolcetto (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que o ensino dos esportes seja feito a partir de sua lógica interna. Por ser essa abordagem relativamente nova, professores/as podem apresentar dificuldades na organização de sua prática pedagógica. Objetivo: analisar planos de aula produzidos por professores/as de EFE ao final de um curso de formação continuada online sobre o ensino dos esportes de rede/parede. Método: análise dos planos de aula produzidos como produto pedagógico final do curso em que foram apresentadas temáticas como a lógica interna, classificação dos esportes, abordagens centradas nos jogos, relacionado ao “como” ensinar, e que tiveram como ponto de partida uma situação problema em que eram apresentadas dificuldades dos estudantes sobre a temática de esportes de rede/parede, envolvendo os princípios táticos de construção do ataque e busca por espaços vazios da quadra adversária. A análise buscou identificar se as atividades propostas atendiam às dificuldades apontadas. Participaram do estudo 19 professores/as de EFE, sendo 16 da rede pública e 3 da rede privada. O curso de formação foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados: Notou-se que poucos planos foram construídos levando em consideração os problemas apresentados, abordagens centradas no jogo ou sua compreensão tática. Mesmo os que apresentaram os elementos citados tiveram dificuldades em articulá-los no plano de aula de modo a criar coerência entre objetivos, parte principal e conscientização. Conclusão: A tradição cristalizada do trabalho pedagógico em outras perspectivas e a novidade da abordagem proposta pela BNCC podem ter sido determinantes para a dificuldade de transposição do conteúdo do curso para os planos de aula, sendo necessárias alternativas formativas para que essas propostas de ensino “inovadoras” cheguem aos professores de escola, uma vez que o caráter de pontualidade do presente curso possa ter causado tal dificuldade.