Resumo

INTRODUÇÃO

A partir do conceito amplo, dialético e infindável de inclusão e da garantia por lei do acesso e permanência de alunos com necessidades diversas ao ensino de qualidade na escola regular, entendemos a educação como campo complexo e repleto de espaços excludentes e inclusivos e por isso ressaltamos a necessidade de busca permanente na minimização das exclusões, seja por questões de gênero, raça, deficiência ou qualquer outra condição humana (SANTOS, FONSECA E MELO, 2009; BOOTH E AINSCOW, 2012; SAWAIA, 2014). Considerando o histórico militarista e higienista da Educação Física escolar, o Coletivo de Autores (1992) e outras abordagens culturais (NEIRA, 2018) se apresentam como possibilidades de diminuição do padrão excludente das aulas ao considerar diferentes conteúdos sem restringir-se a habilidades e técnicas. Buscando lidar com essa e outras questões emergentes, os cursos de formação continuada se apresentam como uma das possibilidades de transformação em busca de ações menos excludentes na escola (FONSECA, 2009). A presente pesquisa objetiva mapear a oferta de cursos de especialização Lato Sensu em Educação Física no Estado do Rio de Janeiro para averiguar qual(is) oferta(s) corrobora(m) com a perspectiva inclusiva aqui considerada.

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