Resumo

O Modelo de Educação Desportiva (MED) constitui uma abordagem de ensino centrada no aluno, diferenciando-se das abordagens tradicionais centradas no professor, tornando a Educação Física mais atrativa para os alunos, porquanto visa formar alunos cultos, competentes e entusiastas. O presente estudo teve como objetivo examinar a perceção de estudantes do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto acerca do valor educativo do MED e possíveis dificuldades da sua implementação, enquanto estudantes de Didática de Atletismo no 1º ano e professores estagiários no 2º ano do referido curso. A amostra do estudo foi composta por 16 estudantes, oito de cada género, com idade média de 24±1,9 anos, sendo que nenhum apresentava experiência anterior na aplicação do modelo. Os dados foram recolhidos por meio de entrevista semiestruturada de resposta aberta. O tratamento das informações foi realizado por meio da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os participantes enquanto estudantes nas aulas de Didática de Atletismo, percecionaram o elevado potencial do MED no desenvolvimento da formação pessoal, social e desportiva dos alunos, devido fundamentalmente à presença da competição e aos papéis diversificados desempenhados na experimentação do modelo. Todavia, as elevadas exigências do MED, quer ao nível da organização e gestão de alunos e atividades quer na preparação dos mesmos para trabalharem de forma mais autónoma e responsável, foram reconhecidas na condição de professores estagiários, sugerindo os participantes a necessidade de existirem protocolos de preparação dos professores para a sua implementação.

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