Dados Preliminares Sobre os Efeitos das Variáveis Morfológicas e Neuromotoras a Partir das Práticas Corporais Desenvolvidas com Idosas Participantes do Projeto Educar Para a Atividade Física da Universidade do Estado da Bahia
Por Cintia Guimarães Rosário (Autor), Edvan Lopes Carvalho (Autor), Raul Carneiro Rocha (Autor), Maurício Maltez Ribeiro (Autor), Valter Abrantes Pereira da Silva (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo estudar os efeitos sobre dois aspectos responsáveis pela independência do idoso, as variáveis morfológicas, índice de massa corpórea (IMC) e circunferência da cintura (CC), e as variáveis neuromotoras, força muscular e flexibilidade, a partir das práticas corporais desenvolvidas entre idosas do projeto Educar para a Atividade Física da Universidade do Estado da Bahia na cidade de Alagoinhas. Aceitaram participar voluntariamente da pesquisa 5 idosas com idade acima de 60 anos, participantes ativas do referido projeto. A pesquisa comparou o comportamento das variáveis estudadas através dos resultados obtidos nas avaliações das mesmas no início das atividades no segundo semestre de 2010, em setembro, e após três meses. Foi possível observar, com base nos resultados obtidos, que não houve variação estatística significativa (p<0,05) no período analisado, indicando que as atividades realizadas no referido período não tiveram influência sobre estas variáveis. No entanto, o fato dos valores terem se mantido estáveis num período de 3 (três) meses, com atividades físicas sendo realizadas apenas 1 (uma) vez na semana, pode ser considerado como positivo em se tratando de uma população em que a tendência é um declínio dessas funções.