Dança Criativa: Problematizando Experiências na Formação do Professor de Educação Física
Por Daniela Ricarte Teixeira (Autor), Giovana Valente Nunes Furtado (Autor), Sheynara Emi Ito Mazza (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Entendendo a dança como uma das ancestrais formas de manifestação e comunicação humanas, além de significante conteúdo da Educação Física, elaborou-se o projeto de extensão “TANZ – Dança Criativa” no intuito de vivenciar a docência. Neste artigo, busca-se problematizar a prática docente em Educação Física, utilizando a dança, como conteúdo, e observar os impactos provocados na formação profissional das acadêmicas participantes do projeto. Realizou-se uma entrevista coletiva com as acadêmicas participantes do projeto, na qual foram relatadas as experiências, lembranças e sensações advindas da prática pedagógica desenvolvida no TANZ – Dança Criativa. Na busca do saber-fazer desenvolver o conteúdo dança sob uma perspectiva diferente, colocou-nos à prova todos os momentos dessa prática, desafiando e aguçando, ainda mais, a reflexão didático-pedagógica. Foram repensadas as atitudes assumidas na posição de professoras; valorizados o aprendizado com os alunos; reconhecida a realidade dos mesmos e potencializada a sensibilidade ao planejar as aulas