Dança e Educação Física: um estudo com professores de escolas municipais de Fortaleza-CE
Por José Jander Teixeira de Oliveira (Autor), Arliene Stephanie Menezes Pereira (Autor), Symon Tiago Brandão de Souza (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 28, n 307, 2023.
Resumo
A escola é um espaço capaz de proporcionar competências físico-motoras, psicológicas, emocionais e socioculturais e também permitir que os alunos desenvolvam competências, além do contato com diferentes pessoas e culturas. A dança é um conteúdo obrigatório definido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais no Bloco de Conteúdos de Atividades Rítmicas e Expressivas. E também na Base Nacional Comum Curricular que a propõe como unidade temática no Ensino Básico numa construção progressiva a partir de objetos de conhecimento: A Dança no contexto comunitário e regional; Danças do Brasil e do mundo; Danças de origem indígena e africana; e danças urbanas. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos professores de Educação Física sobre o ensino da Dança em cinco escolas municipais do bairro Conjunto Ceará, na cidade de Fortaleza-CE. Para isso, a metodologia utilizada foi um questionário específico sobre Dança (Wholqol-Bref), dividido em blocos temáticos e aplicado com professores da escola a fim de saber quais são suas percepções sobre o conhecimento do conteúdo de Dança, o desenvolvimento que o Baile é capaz de contribuir, as dificuldades encontradas e os interesses sobre o tema e sua abrangência.