Dança e Luta nas Aulas de Educação Física: Sas Regularidades as Especificidades Numa Experiência do PIBID-ESEF-UPE
Por Adriana de Faria Gehres (Autor), Caio Oliveira (Autor), Flavio Medeiros (Autor), Geovani Ramos (Autor), Lázaro Santana (Autor), Rita Rodrigues (Autor), Tiago Nascimento (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A ausência dos fundamentos da dança no programa de ensino de Educação Física e a pouca vivência de lutas nas aulas de Educação Física, numa escola federal de referência da rede pública de ensino, motivaram uma pequisa-ação que partiu da compreensão da dança e da luta como fenômenos sociais (regularidades) para a especificidade das formas e modalidades de dança e luta. A pesquisa se desenvolveu num ambiente cuja Educação Física é materializada na abordagem crítico-superadora, que subdivide os conteúdos em eixos temáticos: dança, luta, esporte, jogo e ginástica, entre outros, entendidos como fenômenos construídos historicamente pela sociedade, relevantes para a formação de um sujeito crítico que age, reflete, age superando problemas sociais coletivamente, no movimento contínuo de identificação, sistematização, ampliação e aprofundamento do conhecimento das práticas sociais e, particularmente, corporais. O plano de ação consistiu numa abordagem de dança e luta partindo das regularidades (corpo/ações, dinâmica, espaço, relação; e, contato proposital, ataque/defesa, imprevisibilidade, confronto, regras) para as especificidades (danças sociais e judô). A partir de planejamentos e regências de aulas em duas turmas da segunda etapa do ensino fundamental, foram analisados os documentos (planos de ensino, questionários e diários de campo) para avaliar o plano de ação implementado. Após a análise de conteúdo temática dos documentos, identificou-se que os alunos demonstraram conhecimento declarativo e processual que apontavam para a etapa da identificação do conhecimento. Por fim, sugeriu-se a alteração dos programas de ensino da dança e da luta, gerando um problema para o desenvolvimento de um novo ciclo de pesquisa-ação.