Resumo
As Danças Urbanas cada vez mais conquistam novos praticantes e admiradores. Originárias dos subúrbios da cidade de Nova York, enquanto elementos da cultura Hip-Hop, ampliam a sua presença em espaços educacionais e nas escolas de dança, academias de ginástica, nos filmes e nos vídeoclipes. De acordo com os estudos de Beija (2015, 2017) ainda existe um distanciamento desta cultura Hip-Hop, e particularmente das Danças Urbanas, no âmbito da produção do conhecimento em Educação Física, bem como na formação de professores/as. Por conseguinte, isso pode ser um fator que propicie a ausência da seleção deste conteúdo para as aulas de Educação Física escolar. Compreendendo a necessidade de uma prática pedagógica referenciada no desenvolvimento cultural e social do ser humano, chegamos na seguinte questão problema: Como está sendo sistematizado o conteúdo Danças Urbanas na Educação Física escolar? Discutir na escola as Danças Urbanas e a cultura Hip-Hop como um todo engloba, como justificativa, a materialização de um conteúdo marginalizado nas aulas de Educação Física. Em relação aos métodos de pesquisa, as bases foram de ordem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica como ferramenta para subsidiar a discussão em relação ao nosso objeto de estudo, bem como a pesquisa de campo através de uma pesquisa que dialogou com professores/as, recorrendo também a aplicação de entrevistas semi-estruturadas, tendo como suporte para discussão a análise de conteúdo (SOUZA JÚNIOR et al., 2010). Os dados levantados nas entrevistas apontam para um distânciamento das Danças Urbanas no currículo escolar, e bem como, os motivos pelos quais ela não se faz presente, considerando os fatores sociais, técnicos e políticos que envolvem este fenômeno cultural e a prática pedagógica na Educação Física escolar.
O trabalho não possui divulgação autorizada
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