Resumo
presente tese possui como objetivo compreender o modo como a obra História da Educação Física e dos Desportos no Brasil, de Inezil Penna Marinho, foi concebida - seu processo de manufatura ‒ e como a narrativa proposta pelo impresso informou e deu contornos para a História da Educação Física brasileira, tornando-se uma obra de referência. O impresso é organizado em quatro volumes, sob os subtítulos Brasil-Colônia (Vol. I), Brasil-Império (Vol. I) e Brasil-República (Vol. II, III e IV), sendo publicado pela Divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Saúde entre os anos de 1952 a 1954. O campo de pesquisa da História dos Impressos mostrou-se fértil para pensar a História da Educação Física, pois essa área do conhecimento busca identificar as intencionalidades envolvidas na produção, elaboração, confecção, distribuição e recepção de um impresso, compreendendo o livro como um artefato cultural, objeto dotado de interferências culturais, políticas, econômicas, sociais e educacionais. Um conjunto de autores têm buscado entender os processos de produção e recepção dos impressos. Para essa pesquisa, os estudos de Roger Chartier, Robert Darnton e Don Francis Mckenzie constituíram-se como ferramentas de análise para compreender o processo de manufatura da obra estudada, enquanto o Circuito das Comunicações, proposto por Robert Darnton, guiou o caminho metodológico e a organização da narrativa da tese. Alguns quesitos são examinados para conferir como a obra tornou-se referência: a autoria, a editoria, a rede de feitura da obra, a distribuição e os leitores visados. Como resultado, constatou-se que o processo de manufatura sofreu influências de diferentes atores, cujas ações, de certa forma, acabaram por convergir na figura de Inezil Penna Marinho. Assim, Marinho protagonizou o processo de manufatura da obra, combinando as diferentes intencionalidades dos outros atores. E, como uma rede de feitura, manufaturou esse impresso, tornando-o uma obra de referência que revela a versão da História Nacional da Educação Física propagada e reverberada no modo de conhecer, compreender e olhar para a História da Educação Física.