Das bancas de jornais às redes sociais digitais: a corrida de rua e a produção de sentidos sobre saúde nos discursos midiáticos do Brasil contemporâneo
Por Glauber Tiburtino (Autor).
Em 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
A corrida de rua passou por diferentes conotações e variações de sentidos ao longo do tempo, no Brasil contemporâneo. Introduzido inicialmente sob a égide da prescrição médica, para prevenção de doenças crônicas, na década de 1970, a prática ganhou popularidade e virou hábito social com o método de Cooper, amplamente disseminado pela mídia, em especial a esportiva, por conta de sua adoção pela seleção brasileira de futebol. Das páginas de jornais às ruas, a prática foi se reconfigurando e com o passar dos anos e novos adventos sociais e tecnológicos, como as redes sociais digitais, passou a reunir milhares de adeptos em grupos virtuais. Os praticantes compartilham suas performances e fazem emergir novos sentidos de saúde para a prática da corrida de rua.