Das políticas institucionais às práticas: Entre o tecnológico e o pedagógico

Parte de Pesquisa e formação em Mídia - Educação Física . páginas 135 - 147

Resumo

Considerando a onipresença das tecnologias de informação e comunica-
ção (TICs) em todas as dimensões da sociedade, os usos intensos dessas tecno-
logias e as novas formas de educar e de aprender que resultam da utilização

das ferramentas tecnológicas e suas repercussões na educação escolar, a for-
mação de professores no âmbito das TICs se constitui como objeto de estudo

de algumas investigações realizadas por pesquisadores no contexto nacional e
internacional, como Fantin (2012) e Karsenti, Villeneuve e Raby (2008).
Na pesquisa realizada por Fantin (2012), a autora buscou compreender
a forma como os cursos de Pedagogia e seus currículos estão se adequando
aos novos desafios da formação de professores no país no que se refere às
questões da mídia-educação e das TICs. Já Karsenti, Villeneuve e Raby (2008)
realizaram estudo semelhante no Quebec, com o objetivo de verificar se os
estudantes de cursos de formação de professores na Província canadense
estavam sendo preparados para integrar as TICs, de forma pedagógica, no
contexto escolar. 

As pesquisas abordadas, citadas a título de exemplo, evidenciam entre

os resultados encontrados que, atualmente, um dos principais desafios im-
postos as instituições de ensino, de modo especial, aos cursos de formação

de professores é promover a inserção pedagógica das TICs nos currículos.

Os cursos de licenciatura, por formarem profissionais que atuarão na educa-
ção básica, estão perante o desafio de repensar os currículos para viabilizar,

aos alunos, uma formação adequada às necessidades da sociedade contempo-
rânea – dentre tais necessidades, está o pensar e agir criticamente no âmbito

das tecnologias e da cultura digital.É possível considerar que educar para atuar no contexto das TICs já não é
mais algo que as instituições formadoras, como universidades, podem escolher
fazer ou não, mas é preciso buscar formas de fazê-lo. Sobre a formação na
perspectiva das TICs, Gonnet (2004) propõe que elas sejam consideradas pelas
instituições educacionais – seja de educação básica ou superior – como um saber
fundante. Dessa forma, aprender no âmbito das TICs significa, atualmente, algo
tão importante e elementar quanto saber ler e escrever: é uma condição para o
exercício da cidadania.

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